E-commerce e negócios digitais

E-commerce: como vem sendo o crescimento nos últimos anos

Criado em 5 de jun. de 2019

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

O e-commerce (Comércio eletrônico) é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. Segundo pesquisa do E-Commerce Brasil, a estimativa é que, em 2019, o mercado chegue a R$ 79,8 bilhões em volume de vendas.

Desde seu surgimento no Brasil, por volta dos anos 2000, o e-commerce não parou de se desenvolver, em todos os aspectos.

O e-commerce facilita as vendas e o conforto do cliente. Fazer compras a partir de um computador ou aparelho móvel, que tenha acesso à internet, transforma a experiência do comprador em algo menos trabalhosos.

Então saiba algumas informações relevantes a respeito desse crescimento:

Investir em tecnologia é importante para o e-commerce

Segundo dados da Forrester Research, o investimento em tecnologia corresponde à 9% das receitas resultantes de vendas.

Por mais que um departamento de venda e pós venda sejam competentes, é necessário adotar práticas para aproximar o público. Dessa maneira, algumas interações colocam a sua loja em destaque.

Os avanços tecnológicos são essenciais na hora de melhorar a sua loja. Tanto quanto uma facilidade ou quanto algo apenas visual, recursos atrativos fazem com que clientes achem determinados sites mais atraentes.

Chatbots e Inteligência artificial

Os chatbots podem ser ótimos recursos em um cenário em que todas as lojas virtuais possuem um formato específico.

A tecnologia permite ao usuário conversar com um robô assim que entrar no site, como se fosse uma troca de mensagens com outra pessoa. A vantagem é que o chatbot entende muito bem sobre todos os produtos contidos no site.

Com isso, o cliente se sente bem atendido e, dependendo da persona adotada pela empresa para o chat, pode ser um instrumento de fidelização do cliente. Um Chatbot que seja bem humorado ou mais sério, homem ou mulher. Isso depende do público alvo e da personalidade que a empresa escolher para o bot.

Big Data

É algo que as empresas precisam prestar muita atenção. Trata-se de um sistema que apura um grande volume de dados.

Nele, os dados não possuem relação entre si. Eles devem ser trabalhados em conjunto o mais rápido possível. Por exemplo, postagens de Facebook, compartilhamento de geolocalização, vídeos ou fotos. Todos esses dados são usados para que a empresa possa tomar decisões e elaborar ações de marketing rapidamente.

Pesquisa por voz

Esse é mais um recurso facilitador das pesquisas. O comando por voz é um recurso de busca, que utiliza a voz para procurar por uma palavra chave sem precisar digitar.

O comércio online deve acompanhar essa tendência para aumentar suas vendas. A expectativa é que, futuramente, a pesquisa por voz seja algo importante para as vendas online.

Segundo o Google, cerca de 20% das pesquisas feitas no aplicativo e em dispositivos Android foram feitas por voz, desde 2016.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

A praticidade influenciando positivamente

Segundo o E-bit, só no ano de 2017, cerca de 27,3% das compras no e-commerce foram feitas de um tablet ou smartphone. No que diz respeito às vendas na internet, alguns produtos exigem uma praticidade maior na hora do cliente finalizar a compra.

Isso porque atualmente o Brasil possui uma média de 2 smartphones por pessoa. A tendência é que esse número aumente ainda mais em 2019.

É por isso que vender pela internet exige mudanças constantes.

Os próximos passos

Os dados mostram o crescimento do e-commerce no Brasil. A tendência é que isso se desenvolva mais.

Investir e acompanhar a tecnologia é extremamente importante para que seu e-commerce não fique para trás.

Por isso, a implementação de Chatbots, que são robôs programados para auxiliar o cliente em seu site, com perguntas sobre os produtos.

A pesquisa por voz, que é uma maneira prática de pesquisar sem precisar digitar, apenas buscando com um comando de voz.

E o Big data, que é o trabalho com um grande volume de dados. Afinal, informações bem estruturadas trazem dados importantes para a estratégia.

Por fim, as demandas são dadas de acordo com a necessidade e a forma como o público busca o que deseja. A internet caminha em direção a um cenário em que as pessoas buscam tudo a partir do seu smartphone. Portanto, nesse cenário, as empresas devem se adaptar a isso.

Esse artigo foi escrito por Andre de Angelo, redator do Soluções Industriais.

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