O e-commerce (Comércio eletrônico) é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. Segundo pesquisa do E-Commerce Brasil, a estimativa é que, em 2019, o mercado chegue a R$ 79,8 bilhões em volume de vendas.
Desde seu surgimento no Brasil, por volta dos anos 2000, o e-commerce não parou de se desenvolver, em todos os aspectos.
O e-commerce facilita as vendas e o conforto do cliente. Fazer compras a partir de um computador ou aparelho móvel, que tenha acesso à internet, transforma a experiência do comprador em algo menos trabalhosos.
Então saiba algumas informações relevantes a respeito desse crescimento:
Segundo dados da Forrester Research, o investimento em tecnologia corresponde à 9% das receitas resultantes de vendas.
Por mais que um departamento de venda e pós venda sejam competentes, é necessário adotar práticas para aproximar o público. Dessa maneira, algumas interações colocam a sua loja em destaque.
Os avanços tecnológicos são essenciais na hora de melhorar a sua loja. Tanto quanto uma facilidade ou quanto algo apenas visual, recursos atrativos fazem com que clientes achem determinados sites mais atraentes.
Os chatbots podem ser ótimos recursos em um cenário em que todas as lojas virtuais possuem um formato específico.
A tecnologia permite ao usuário conversar com um robô assim que entrar no site, como se fosse uma troca de mensagens com outra pessoa. A vantagem é que o chatbot entende muito bem sobre todos os produtos contidos no site.
Com isso, o cliente se sente bem atendido e, dependendo da persona adotada pela empresa para o chat, pode ser um instrumento de fidelização do cliente. Um Chatbot que seja bem humorado ou mais sério, homem ou mulher. Isso depende do público alvo e da personalidade que a empresa escolher para o bot.
É algo que as empresas precisam prestar muita atenção. Trata-se de um sistema que apura um grande volume de dados.
Nele, os dados não possuem relação entre si. Eles devem ser trabalhados em conjunto o mais rápido possível. Por exemplo, postagens de Facebook, compartilhamento de geolocalização, vídeos ou fotos. Todos esses dados são usados para que a empresa possa tomar decisões e elaborar ações de marketing rapidamente.
Esse é mais um recurso facilitador das pesquisas. O comando por voz é um recurso de busca, que utiliza a voz para procurar por uma palavra chave sem precisar digitar.
O comércio online deve acompanhar essa tendência para aumentar suas vendas. A expectativa é que, futuramente, a pesquisa por voz seja algo importante para as vendas online.
Segundo o Google, cerca de 20% das pesquisas feitas no aplicativo e em dispositivos Android foram feitas por voz, desde 2016.
Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
Segundo o E-bit, só no ano de 2017, cerca de 27,3% das compras no e-commerce foram feitas de um tablet ou smartphone. No que diz respeito às vendas na internet, alguns produtos exigem uma praticidade maior na hora do cliente finalizar a compra.
Isso porque atualmente o Brasil possui uma média de 2 smartphones por pessoa. A tendência é que esse número aumente ainda mais em 2019.
É por isso que vender pela internet exige mudanças constantes.
Os dados mostram o crescimento do e-commerce no Brasil. A tendência é que isso se desenvolva mais.
Investir e acompanhar a tecnologia é extremamente importante para que seu e-commerce não fique para trás.
Por isso, a implementação de Chatbots, que são robôs programados para auxiliar o cliente em seu site, com perguntas sobre os produtos.
A pesquisa por voz, que é uma maneira prática de pesquisar sem precisar digitar, apenas buscando com um comando de voz.
E o Big data, que é o trabalho com um grande volume de dados. Afinal, informações bem estruturadas trazem dados importantes para a estratégia.
Por fim, as demandas são dadas de acordo com a necessidade e a forma como o público busca o que deseja. A internet caminha em direção a um cenário em que as pessoas buscam tudo a partir do seu smartphone. Portanto, nesse cenário, as empresas devem se adaptar a isso.
Esse artigo foi escrito por Andre de Angelo, redator do Soluções Industriais.
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