A inadimplência certamente é um dos principais desafios para as empresas que oferecem formas e métodos diferenciados de pagamento, como parcelamentos e mensalidades.De acordo com os dados divulgados pela Serasa Experian, no primeiro trimestre de 2015 a inadimplência do consumidor cresceu 15,8 % em relação ao mesmo período do ano passado. É preciso estar atento e utilizar os melhores artifícios, técnicas e estratégias para fazer com que seus clientes quitem as dívidas com a sua empresa, ou, como consequência, o empreendedor verá o desequilíbrio nos seus fluxos de caixa.
Um dos principais responsáveis pela inadimplência é a informalidade. Não raro, o descompromisso por parte do cliente é estimulado pela própria empresa, que estabelece um relacionamento permissivo demais. Além disso, não há como negar os aspectos macro e microeconômicos brasileiros, que afetam diretamente o poder de compra dos consumidores e, como consequência, a capacidade para pagar suas obrigações.
Tudo isso pode ser controlado e, para isso, preparamos algumas dicas para você:
Não há dúvidas: a inadimplência, infelizmente, se enraíza cada vez mais na cultura do brasileiro. Por esse motivo, as empresas devem se utilizar de estratégias objetivas para estimular o pagamento em dia. Basicamente, o empreendedor pode oferecer aos bons pagadores descontos, pontuações em programas de fidelidade e, até mesmo, brindes e prêmios. Essa estratégia é válida tanto para empresas da área comercial, quanto para aquelas prestadoras de serviços.
Esse é um cenário mais comum entre as empresas prestadoras de serviços. Existem muitos casos em que a inadimplência se dá por parte de um pequeno grupo de clientes, que nunca conseguem pagar o combinado em dia. O grande problema dessa situação é que as finanças e a contabilidade do negócio ficam comprometidas por essa instabilidade, e os impactos podem ocorrer tanto no pagamento de funcionários até no desenvolvimento de outras ações. Se a situação for crítica, o ideal é deixar o freguês de lado e investir os esforços na conquista de novos clientes que não apresentam esse problema.
Existem muitas empresas, como a Gerencianet, que oferecem plataformas ideais para lidar com o pagamento de clientes, seja na emissão de boletos, seja na emissão de carnês. O sistema abrange todo o fluxo até o efetivo pagamento por parte do cliente. Desta forma, o empreendedor pode ter acesso a relatórios e levantamentos de inadimplentes, facilitando a análise e o acompanhamento do pagamento.
Existem muitos casos em que o pagamento antecipado é uma excelente solução. Claro, isso dependerá do tipo de serviço oferecido. No caso do comércio, não é preciso dizer que essa é uma condição essencial, certo? É preciso avaliar, principalmente, em qual área de atuação a sua empresa está inserida e verificar, através de uma análise do mercado, se a inadimplência é uma característica comum ou se acontece em menores quantidades.
Por fim, vale lembrar que o controle da inadimplência é uma condição essencial para que o controle financeiro seja realizado com eficácia. Atualmente, cerca de 50% das empresas brasileiras fecham as portas em apenas três anos justamente por esse tipo de dificuldade.
Se você quer mais dicas para não deixar a inadimplência afetar seu negócio, leia nosso e-book sobre o tema!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.