Finanças e Gestão

Confira dicas para ter uma boa gestão financeira na sua empresa

Criado em 23 de jul. de 2015

(Atualizado em 3 de mar. de 2022)

Para que uma empresa obtenha sucesso e tenha longevidade, é necessário que ela tenha uma boa gestão financeira. É preciso gerar riquezas, aumentar o patrimônio, reconhecer os funcionários, pagar as contas em dia, oferecer produtos e serviços de qualidade…

Para cumprir com todas essas atividades, é necessário pulso firme, comprometimento e organização. As estratégias financeiras têm de estar alinhadas aos objetivos e à missão da empresa. E para que você não se perca neste processo, separamos 4 dicas para que seus processos de gestão sejam campeões em sua empresa. Confira!

Tenha disciplina e controle

O primeiro passo para que a saúde financeira da sua empresa seja boa é registrar todos os gastos e ganhos que entram e saem da conta bancária, sem exceção! Busque sistemas de gerenciamento para auxiliá-lo a fazer o fluxo de caixa da maneira correta. Lembre-se de preencher as informações básicas, como descrição, valor e data, e agrupá-las de acordo com os centros de custos.

Para recebimentos, utilize soluções especializadas em emissão de cobranças, que oeferecem opções de recebimentos como boletos, carnês ou cartão de crédito. Por meio delas, você gerenciará as cobranças e otimizará as transações comerciais da empresa, além de saber exatamente de onde o dinheiro veio. Dê preferência para aquelas que ofereçam relatórios para fácil identificação de inadimplentes, como a Efí.

Analise o comportamento financeiro de sua empresa

É importante saber se as operações financeiras de sua empresa estão dando lucros ou prejuízos. Por isso, fique atento às constâncias e flutuações das movimentações. Este tipo de análise permite identificar quais produtos favorecem e quais prejudicam os negócios.

Lembre-se que, mesmo que a organização gere lucros, ela precisa estar dentro da média de mercado. Acompanhe os processos, crie relatórios e gráficos para que a leitura das informações seja de fácil compreensão.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Desenvolva estratégias para melhorar os resultados da sua gestão financeira

Quando você tem informações sobre suas despesas e receitas, consegue tomar decisões seguras para ampliar os resultados de sua organização. É importante desenvolver estratégias embasadas nas vivências reais de sua empresa, para que as consequências sejam as melhores!

Sobre as despesas, cuide e preserve a administração das boas. Estas são as que fazem o sistema organizacional funcionar perfeitamente, como o pagamento dos colaboradores, internet, telefone, etc. Corte as despesas ruins, que são aquelas desnecessárias. Desenvolva ações para redução de custos, como o reaproveitamento de papéis, diminuição de ligações, dentre outras. Lembre-se de deixar uma reserva para gastos eventuais, pois eles sempre aparecem. Portanto, previna-se!

Quanto às receitas, observe os gastos e custos necessários à prestação de serviços. Se necessário, altere preços, tire produtos de linha, faça modificações e/ou dê destaque a eles.

Planeje o futuro de seu negócio

Ter visão de longo prazo e saber onde se quer chegar são pontos-chave na prosperidade de um negócio. E para que ele seja frutífero, você precisa começar a planejar o futuro agora, no presente. Projete onde você deseja que sua organização chegue, os caminhos que serão trilhados e o que será necessário para se alcançar as metas. Organize seu orçamento, faça investimentos e acompanhe os processos a fim de ajustar as estratégias.

Se você, empresário, seguir nossas dicas, perceberá como a vida financeira de sua instituição denotará bons resultados.

Existe outra dica que você aplica para que o balanço da sua empresa seja sempre positivo? Conte-nos nas nossas redes sociais e aumente nossa lista Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Escrito por

Sabrina Carvalho

Sabrina Carvalho é graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação organizacional. É redatora na área de Comunicação da Gerencianet, onde desempenha atividades de produção de textos, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.