Pagamento Recorrente (Assinaturas)

Pagamento recorrente: veja o que é, como funciona e suas vantagens

Criado em 29 de abr. de 2019

(Atualizado em 31 de out. de 2024)

O pagamento recorrente é aquele feito de forma contínua e automática por um período pré-determinado ou enquanto o serviço durar.

Você já assinou alguma plataforma de streaming? Ou, talvez, uma assinatura de vinhos, cafés, ou livros? Bom, todos esses serviços são pagos por meio do pagamento recorrente

Este é um modelo de negócio cada vez mais popular, que oferece inúmeras vantagens tanto para empresas quanto para consumidores. 

Uma pesquisa feita pela Bango mostrou que o brasileiro gasta, em média, por ano, R$ 1.400,00 em serviços de assinatura.

Esse modelo de consumo emite uma cobrança recorrente periódica — geralmente, mensal — e de maneira contínua enquanto o serviço for prestado. 

Para os negócios, ter essa retenção de cliente e previsibilidade de receita ajuda no planejamento financeiro e na estabilidade do fluxo de caixa. 

Se você oferece um serviço mensal aos seus clientes, mas ainda não usa o pagamento recorrente na sua empresa, este artigo é para você.

Entenda como funciona esse tipo de cobrança, quais são seus benefícios e como implementá-la. Vamos lá?

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O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamento que está em alta no mercado em função da chamada “nova economia”, a qual fez surgir produtos com cobrança contínua

Trata-se do pagamento de um valor fixo, cobrado automaticamente e periodicamente no mesmo meio de pagamento determinado na compra ou contratação — sem a necessidade de gerar uma nova cobrança manualmente todo mês, por exemplo.

A gente explica melhor no tópico abaixo. Vem ver!

Como funciona o pagamento recorrente?

As cobranças recorrentes funcionam de maneira parecida com o pagamento de uma mensalidade.

Elas são usadas em diversos tipos de negócios que exigem pagamentos fixos, feitos em uma periodicidade determinada pela empresa. Dessa forma, a prestação de serviço permanece ininterrupta.

São exemplos de segmentos que empregam este modelo de cobrança: 

  • academias de ginástica;
  • instituições de ensino;
  • provedores de internet;
  • plataformas de streaming;
  • e-commerces e clubes de assinatura;
  • aplicativos de celular.

Como a cobrança recorrente é gerada?

A cobrança recorrente é gerada a partir da configuração da plataforma de pagamento, no qual ela faz o envio automático de cobranças, seguindo a periodicidade definida, por meio do e-mail para boleto, via débito em conta para Pix ou cobrada diretamente na fatura, no caso do cartão de crédito.

Na prática, a cobrança recorrente funciona da seguinte forma:

  1. Cadastro e escolha do plano: o cliente faz o cadastro na plataforma ou serviço desejado, escolhendo o plano que melhor atenda às suas necessidades;
  2. Informação dos dados de pagamento: os dados de pagamento, como cartão de crédito, débito ou conta bancária, são fornecidos, autorizando a cobrança recorrente. Também há a possibilidade de fazer cobranças recorrentes via boleto e Pix;
  3. Cobrança automática: na data de vencimento definida no plano, a empresa debita, automaticamente, o valor da assinatura da forma escolhida pelo cliente;
  4. Acesso ao serviço: o cliente consegue acessar imediatamente o serviço contratado, desde que o pagamento esteja regularizado;
  5. Gerenciamento da assinatura: por meio do site ou do aplicativo, o cliente pode gerenciar a assinatura, atualizar seus dados, visualizar o histórico de pagamentos, trocar de plano ou cancelar o serviço.

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Modelos de cobrança recorrente

As assinaturas mensais são a mais comum, já que os clientes pagam uma taxa fixa por mês em troca de acesso contínuo ao serviço ou aos produtos enviados para o endereço do assinante. 

Os planos anuais oferecem um desconto em comparação aos pagamentos mensais e são — como sugere o nome — cobrados uma vez por ano.

Além disso, existem clubes de assinatura que oferecem produtos físicos ou digitais regularmente, como caixas de surpresa, livros, cosméticos, alimentos, entre outros.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente? 

Há alguns benefícios de implementar o pagamento recorrente. Desde maior previsibilidade no fluxo de caixa até melhoria da experiência do usuário, todos eles passam pelo benefício da automatização. Veja. 

Previsibilidade da receita

A partir do pagamento recorrente, existem métricas específicas que te ajudam a ter uma melhor previsibilidade da receita.

Com o número de usuários ativos pagantes em um aplicativo, por exemplo, é possível visualizar quanto haverá de receita recorrente. Muitas vezes, a métrica é mensurada por mês (ou pode ser anual também). 

Melhoria da experiência do usuário

É o tópico que faz o cliente permanecer. Ou seja, toda vez que você melhora qualquer etapa na jornada de compra — como é o caso, aqui — você facilita o dia a dia do seu cliente e ele permanece. 

Estamos falando de usar o pagamento recorrente para ofertar mais facilidade, praticidade, agilidade e comodidade a sua clientela, sem que seu cliente precise ficar renovando a compra todo mês e continue recebendo os produtos ou serviços contratados sem preocupações. 

Cobrança automatizada

A cobrança automatizada, por si só, já foi uma grande evolução em termos de transações. Já nos anos 2000, o débito em conta ajudou muitas pessoas a organizarem melhor suas finanças. 

No entanto, a cobrança recorrente permite oferecer uma variação dos meios de pagamento — disponibilizando pagamento por meio de cartão de crédito e Pix, por exemplo, que são alternativas amplamente usadas, hoje, no Brasil. 

Redução da inadimplência

Se o seu cliente comprar ou assinar algum serviço recorrente cadastrando o cartão de crédito no seu sistema, as chances dele atrasar o pagamento são mínimas. 

Isso é positivo para os dois lados, uma vez que: 

  • para a empresa: reduz os problemas de atraso no pagamento e com relação à inadimplência;
  • para o cliente: tem ajuda em sua organização financeira e não sofre atrasos em seus pagamentos. Além disso, não fica à mercê de esquecimentos ou de não ter dinheiro disponível na conta, por exemplo. 

Abre oportunidades na base de clientes

Manter o pagamento recorrente em sua empresa é uma excelente maneira de abrir novas oportunidades na base. Isso acontece porque o simples ato de implementar esse sistema de cobrança no seu negócio ajuda a fidelizar os clientes. 

Para a empresa poder gerenciar o pagamento recorrente, é necessário contar com um sistema de gestão de cobranças que englobe essa modalidade. 

Isso facilita a análise do histórico de consumo desse cliente, permitindo a elaboração de novas propostas interessantes para seu perfil. 

Para os clientes, as vantagens são:

  • organização financeira: com pagamentos recorrentes, é mais fácil fazer o controle do orçamento e a gestão das finanças pessoais;
  • acesso contínuo aos serviços: desfrutar dos serviços favoritos sem interrupções;
  • promoções e descontos exclusivos: assinantes recorrentes costumam ter acesso a vantagens especiais, como descontos, ofertas e conteúdos extras.

Além disso, outro ponto vantajoso é o fato de não usar o limite do cartão de crédito. Esse é um fator importante para a escolha de serviços como academias, pois evita comprometer o limite disponível e o cliente consegue usar o cartão para outras necessidades.

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Quais são as opções de meios de pagamento recorrente?

Existe uma variedade de opções de meios de pagamento recorrente. Confira quais são.

1. Cartão de crédito

O meio mais comum e frequentemente usado é o crédito recorrente. Geralmente, os dados são informados pelo cliente e fica acordada a data em que acontecerá a cobrança, de maneira fixa, na periodicidade também previamente combinada. 

Nesse modelo de cobrança, cada lançamento na fatura é feito como uma “compra nova”. Desse modo, o limite não é comprometido (como acontece em uma compra parcelada, por exemplo). 

2. Boleto bancário 

Para saber como funciona o boleto recorrente, o mecanismo é quase o mesmo dos demais, porém, o que diferencia é que, com parceiros como a Efí, a sua empresa cria planos de assinatura/recorrência. 

Esses pacotes são configurados e emitem a cobrança uma única vez. Daí a plataforma de pagamentos (Efí) envia os boletos de forma automática e periódica para os seus clientes via e-mail. 

3. Pix 

É o chamado Pix Recorrente. Lançado recentemente, ele funciona basicamente como o débito em conta, no entanto, é feito na modalidade Pix. É possível programar o recebimento mensal, semanal, diário ou personalizado de cobranças com valores fixos, durante um período de até 2 anos ou um total de 60 transações.

 Muito simples, não é? E o melhor é que o Pix Recorrente possui uma compensação muito mais rápida, tarifa diferenciada e promete ser muito usado pelos consumidores.

Veja também: Pix recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?

4. Débito automático em conta-corrente

É uma opção de pagamento recorrente por meio do débito em conta. Muitos serviços oferecem esse modelo, no entanto, ele não é comum. 

Funciona da seguinte forma: ao contratar o serviço, o seu cliente informa os dados da conta e o dia no qual gostaria de ser cobrado. O valor será descontado automaticamente na data combinada. 

Qual é a diferença entre pagamento recorrente e parcelamento?

Ambos os modelos, geralmente, são feitos via cartão de crédito. A diferença é que com o parcelamento, a bandeira do cartão — organização emissora — é quem será a responsável pelo pagamento do valor. 

Ou seja, o comprador paga parcelado para a empresa, que repassa o pagamento do valor total para o seu negócio. Isso implica também no comprometimento do limite de crédito do cliente, já que o valor total é gasto, o que não costuma ser visto com bons olhos pelo consumidor final.

Já no pagamento recorrente, o limite não é comprometido pelos pagamentos futuros, já que cada cobrança é lançada como um novo pagamento na data prevista, ainda que o valor seja o mesmo. 

Como aceitar pagamento recorrente no seu negócio?

Para aderir ao pagamento recorrente em sua empresa, é necessário que o seu modelo de negócio tenha uma cobrança fixa. Ou seja, que o serviço seja passível de ser renovado automaticamente. Além disso, também é importante usar uma plataforma de pagamentos. 

Ferramentas e plataformas para cobrança recorrente

Escolher um fornecedor nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais de um serviço fundamental tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes. 

A decisão precisa ser estratégica! Por isso, vale a pena analisar bem as principais opções disponíveis no mercado. 

O serviço de cobrança recorrente a ser implantado na sua empresa deve se destacar com funcionalidades avançadas, capacidade de integração e segurança robusta, proporcionando uma experiência completa e confiável. 

Veja alguns critérios que a plataforma de cobrança recorrente precisa atender.

Critérios para escolher uma plataforma

  • diversidade em meios de pagamento: ofereça diversas opções de pagamento (cartões, boletos e Pix) para melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelização;
  • fácil configuração: a plataforma deve ser fácil de configurar e flexível, permitindo personalizações conforme as necessidades da sua empresa;
  • taxas e custos: vale a pena pesquisar e escolher a plataforma de cobrança automática de pagamentos recorrentes que ofereça um custo atrativo para a sua operação;
  • segurança: um item que você não pode abrir mão é a segurança. Então, certifique-se de que a plataforma tenha medidas robustas de segurança, como sistemas antifraude e criptografia de dados;
  • suporte técnico: seu negócio não pode ficar sem um suporte eficiente. Por isso, escolha um serviço que valorize a relação com a sua empresa, afinal, um bom suporte técnico é essencial para garantir a resolução rápida de problemas e a continuidade das operações.

Para garantir uma ferramenta completa que ofereça uma experiência fluida para o seu cliente, você pode contar com a Efí!

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