Boletos e Carnês

Boleto recorrente: o que é e como utilizá-lo para vendas recorrentes

Criado em 24 de nov. de 2022

(Atualizado em 31 de out. de 2024)

boleto recorrente permite que você emita cobranças regulares e de forma automatizada para os clientes de um produto ou serviço recorrente.

Com ele, você ganha ao direcionar menos esforços para a gestão administrativa das cobranças, já que pode configurar a cobrança apenas uma vez e o boleto será enviado todos os meses (ou na periodicidade combinada) diretamente para o e-mail do cliente até acabar o plano ou até o cliente cancelar.

Essa modalidade de cobrança tem se tornado cada vez mais relevante, conforme a economia da recorrência se expande. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as assinaturas movimentam cerca de R$ 1 bilhão por ano na economia brasileira.

Para aproveitar o potencial desse mercado sem descuidar da gestão financeira, o boleto recorrente é uma boa opção. Saiba mais!

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Vantagens do boleto recorrente para o seu negócio

Adotar o boleto recorrente é uma estratégia eficiente para otimizar a gestão financeira do seu negócio. Além de melhorar o seu relacionamento com os clientes, essa modalidade fortalece a saúde financeira da sua empresa.

Confira os principais motivos!

Redução da inadimplência

Com o uso do boleto no pagamento recorrente, você consegue ter mais controle sobre os pagamentos e evita a temida inadimplência. O seu cliente sabe que precisa fazer o pagamento para ter o produto ou o serviço e você pode emitir e enviar boletos automaticamente.

Previsibilidade de receita

Uma boa gestão financeira também depende de previsibilidade, não é mesmo? O boleto recorrente ajuda a conseguir esse resultado, já que você pode estimar os pagamentos e planejar melhor as suas finanças. No final, a sua tomada de decisão se torna mais simples e efetiva.

Menor custo operacional

Em relação às outras formas de pagamento, a emissão de boleto para cobrança recorrente tem custos menores. Pagando menos taxas, você tem mais margem para o seu negócio e aproveita melhor os recursos.

Possibilidade de recebimento via Pix

Combinar Pix com boleto? Com as soluções do Efí Bank, isso é possível! 

A solução de Bolix (boleto + Pix) também está disponível para os boletos recorrentes. Isso significa ter compensação imediata, em qualquer dia e horário, garantindo mais conveniência e praticidade para os clientes.

Boleto recorrente x outras formas de pagamento: qual escolher?

Na hora de escolher a melhor alternativa para fazer a cobrança recorrente, o boleto é uma excelente opção, mas há mais possibilidades. Para escolher entre elas, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos de cada forma de pagamento.

  • Boleto recorrente: você viu que ele ajuda a trazer maior previsibilidade, diminui a inadimplência e tem custos operacionais menores. Com o Bolix, do Efí Bank, você emite um boleto com código de barras e QR Code Pix. Caso o cliente opte por pagar via QR Code, o valor cai na conta instantaneamente! Legal, né?! Só é preciso ter atenção à configuração, porque o envio é feito automaticamente 10 dias antes do vencimento;
  • Cartão de crédito: traz facilidades, por ser um processo mais automatizado e por ter uma ampla aceitação entre o público. Por outro lado, as taxas são mais altas, há mais riscos de contestações de compra (chargebacks) e o recebimento pode demorar mais;
  • Pix recorrente: há compensação instantânea em qualquer dia ou horário, além de oferecer praticidade para os clientes. Já os pontos de atenção, envolvem a necessidade de fazer um gerenciamento mais estratégico das cobranças.

Vale a pena ponderar o que faz mais sentido para o seu negócio e para o seu público.

Como configurar boletos recorrentes na sua empresa?

Para começar, você precisa escolher um banco digital que ofereça soluções de pagamento completas, como o Efí Bank.

Seja pelo app ou pela plataforma web, a configuração desse tipo de cobrança é bem fácil.

  1. Acesse o menu lateral “Receber (Cobranças)”;
  2. Escolha “Emitir cobrança”;
  3. Selecione “Assinatura recorrente” e, em seguida, “Boleto”;
  4. Insira os dados do cliente que receberá a cobrança;
  5. Crie ou escolha um plano de assinatura para a cobrança;
  6. Configure o plano de assinatura da cobrança, incluindo informações como a frequência e a quantidade de cobranças;
  7. Escolha o item da cobrança — que pode ser um ou mais produtos, ou serviços;
  8. Insira a data de vencimento da cobrança;
  9. Inclua informações adicionais, se necessário, como possíveis multas de atraso;
  10. Escolha “Emitir assinatura”;
  11. Acompanhe os pagamentos pela área de cobranças.

Ainda existe a opção de integrar a API Cobranças para gerar e enviar boletos recorrentes de forma automática, diretamente do seu site, e-commerce ou sistema de gestão.

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Como automatizar a emissão de boletos recorrentes?

Você pode automatizar a emissão de boletos recorrentes de forma simples e prática. Para tanto, é preciso conectar a plataforma de emissão de boletos ao seu CRM. Com o Efí Bank, você consegue fazer a integração com facilidade, o que permite gerenciar os clientes e os seus pagamentos de maneira mais eficiente.

Após realizar essa integração, é fundamental acompanhar as cobranças e realizar os ajustes necessários. Desse modo, você garante um processo fluido e ainda mais eficiente.

Veja algumas das principais vantagens de realizar essa integração.

  • Economia de tempo na emissão de boletos;
  • Redução de erros manuais;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Melhoria no fluxo de caixa;
  • Redução de perdas e da inadimplência.

Melhores práticas para gerenciar cobranças recorrentes com boleto

Acertar no gerenciamento das cobranças recorrentes é fundamental para aproveitar o melhor dessa solução. Confira algumas dicas para te ajudar a alcançar os resultados desejados.

Utilize uma boa plataforma de gestão

Uma solução de gestão de cobranças completa, como a do Efí Bank, ajuda a centralizar todas informações das suas vendas.

Além de catalogar seus produtos, dados de contato dos clientes e emitir cobranças com mais facilidade, você pode acompanhar o status dos recebimentos em tempo real, configurar lembretes de cobranças automáticos, conferir o histórico de pagamento por cliente e muito mais.

Mantenha a inadimplência sob controle

Como a inadimplência pode prejudicar bastante o seu caixa, é essencial mantê-la sob controle, inclusive com ações proativas. Uma alternativa é definir o envio de lembretes antes do vencimento para evitar possíveis atrasos.

Para os clientes que já estiverem inadimplentes, é essencial ter um fluxo de comunicação e cobrança bem construído. Essa é uma forma de evitar que a situação se prolongue, causando impactos financeiros maiores.

Veja também: Saiba como uma régua de cobranças pode te ajudar!

Saiba lidar com possíveis disputas de pagamento

Mesmo fazendo tudo certo, disputas sobre o pagamento podem acontecer. É o que ocorre quando um cliente questiona uma cobrança, dizendo que ela não está correta, por exemplo.

Para resolver esse tipo de conflito, ter um registro claro de transações faz toda a diferença. Registre comunicações e transações como pedidos, renovações, envios de boleto e pagamentos (ou a falta deles). Assim, você poderá ajudar o seu cliente e resolverá a disputa com mais rapidez.

✨ Veja também: Como calcular juros e multas para colocar no boleto?

Para quais tipos de negócios o boleto recorrente é ideal?

Outro motivo para utilizar o boleto recorrente é a versatilidade. Essa é uma ótima opção para diversos setores, incluindo a venda de produtos e de serviços. Confira exemplos de negócios que se beneficiam dessa alternativa!

  • Academias;
  • Escolas, cursos e outras instituições de ensino;
  • Serviços de streaming ou de assinatura de software;
  • Clubes de assinatura;
  • Aluguel de equipamentos;
  • Consultorias;
  • Escritórios prestadores de serviços, como os de contabilidade;
  • Clínicas de estética, psicologia e outras especialidades;
  • Imobiliárias, para a cobrança de aluguel;
  • Prestadores de serviços contínuos em geral.

Erros comuns ao utilizar boletos recorrentes e como evitá-los

Apesar dos benefícios do boleto recorrente, cometer certos erros ao usá-lo pode prejudicar o seu negócio. Para evitar esse risco, veja quais são as falhas mais comuns e como evitá-las.

  • Falta de comunicação clara: pode acontecer de os clientes não entenderem as cobranças. Para evitar essa falha, crie uma régua de notificação com envio de avisos que expliquem o boleto, o vencimento e como pagá-lo;
  • Não acompanhar os pagamentos: evitar a gestão das cobranças aumenta o risco de inadimplência. Em vez disso, o melhor é ter uma postura proativa, enviando lembretes de pagamento e verificando status dos pagamentos;
  • Incluir dados incorretos no boleto: com informações erradas, o pagamento pode não ser aceito ou o cliente pode ter uma experiência insatisfatória. Além de conferir os dados, vale investir na automação para reduzir os riscos de falhas;
  • Não oferecer mais de uma forma de pagamento: o seu cliente pode preferir outra opção para realizar o pagamento. Com o Bolix do Efí Bank, por exemplo, ele pode receber boletos com um QR Code para pagar no Pix, se preferir.

Qual é a plataforma perfeita para emitir boletos recorrentes?

Quando se fala em boletos, o Efí Bank é a solução ideal! Estamos nesse mercado há 16 anos! Somos uma das 10 instituições que mais emitem boletos no Brasil e desenhamos todas as soluções que você precisa para receber pagamentos de forma fácil.

Em nossa conta digital, você pode emitir diversos tipos de cobrança, além de cadastrar produtos e clientes para ganhar tempo e descomplicar a gestão. Em um dashboard visual, você pode acompanhar os status das cobranças por dia, por semana ou por mês — e tudo com facilidade.

Teste agora os boletos recorrentes do Efí Bank e tenha acesso a muitas funcionalidades para melhorar a vida financeira do seu negócio!

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