A popularização do acesso à internet e a comodidade de efetuar transações online são fatores que influenciam diretamente no crescimento dos e-commerces e negócios digitais.
Tornar a experiência favorável para o comprador acostumado às compras físicas pode ser um desafio para o lojista online. No entanto, para isso, ele pode contar com o auxílio de um intermediador de pagamento para ajudá-lo.
Quer saber mais sobre essa solução? Continue a leitura!
Basicamente, um intermediador de pagamento, é uma empresa ou plataforma, especializada em pagamento online, que facilita a realização de transações financeiras entre compradores e vendedores, atuando como um intermediário confiável para processar pagamentos de forma segura e eficiente. Ao criar um e-commerce, por exemplo, o empresário pode terceirizar o serviço de pagamentos online e integrá-los à sua loja virtual.
O sistema, por sua vez, fica responsável por fazer a ponte com as instituições financeiras, se preocupar com a segurança dos dados dos clientes e garantir que os valores dos recebimentos sejam repassados ao vendedor do produto ou prestador do serviço.
De modo geral, os intermediadores de pagamento fornecem ao consumidor diversas opções de pagamento, como boleto bancário, Pix e cartão de crédito.
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Ao processar um pagamento por meio de um intermediador, há a cobrança de uma taxa que muitas vezes é cobrada apenas quando o pagamento é confirmado.
Instituições de pagamentos são empresas regulamentadas por autoridades financeiras, como o Banco Central, para garantir a segurança e a integridade das operações financeiras Essas instituições oferecem serviços que incluem a captura, processamento e liquidação de pagamentos no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), geralmente envolvendo múltiplas formas, como cartões de crédito, boleto e Pix.
Além disso, por meio das instituições, você pode ter acesso a benefícios como:
Na Efí, por exemplo, você tem acesso a APIs que facilitam a organização financeira do seu negócio, principalmente quando se trata de receber pagamentos por Pix, boleto ou cartão de crédito. Elas são responsáveis por emitir cobranças integradas a seu software ou sistema e receber pagamentos de forma automatizada.
Dessa forma, a principal diferença entre a instituição de pagamentos e o intermediador de pagamentos é que a primeira processa as transações diretamente no Sistema de Pagamentos Brasileiro, enquanto o segundo atua como intermediário entre o cliente e a instituição de pagamento.
Agora que você sabe como diferenciar os dois casos, entenda quais são as vantagens de ter um intermediador de pagamentos e quando essa é a melhor opção para o seu negócio.
Usar um intermediador de pagamento pode trazer algumas vantagens para as empresas, como:
A possibilidade de oferecer diversas opções de pagamentos para os clientes contribui para uma melhor experiência, além de evitar que você perca alguma venda porque não aceita determinado meio de pagamento.
Outro ponto interessante é que, ao usar os serviços de um intermediador, o empresário também pode reduzir os custos e burocracias para vender online, já que a ferramenta fica responsável por fazer todo o processo da transação financeira.
Um intermediador de pagamentos também tem uma equipe capacitada e diversas tecnologias antifraude e de segurança digital, que protegem os dados dos seus clientes e do seu negócio.
A Efí Pay, por exemplo, é a solução de intermediação de pagamento da Efí Bank, que além de contar com um sistema antifraude robusto, também disponibiliza aos clientes uma consultoria técnica dedicada por meio da plataforma Discord.
Assim, é possível automatizar os procedimentos da sua empresa de forma segura e de acordo com o seu negócio, mas, para entender melhor, conheça os principais tipos de intermediadores a seguir!
Existem vários tipos de intermediadores de pagamento atualmente, sendo os principais:
Como diferença entre os gateways de pagamento e os intermediadores, podemos dizer que o gateway de pagamento atua como um intermediário entre o site do comerciante e o banco. Ele facilita a transferência de informações de pagamento entre o e-commerce e as redes de pagamento, como os processadores de cartão de crédito.
Já um intermediador de pagamento, oferece uma solução mais completa, que pode incluir serviços de gateway de pagamento, mas também abrange outras funções como processamento de pagamentos e gestão de contas de pagamento.
O intermediador de pagamento precisa ter algumas características para ser considerado bom para as empresas que o contratam. Entre as principais, podemos destacar:
Assim, você pode fazer a integração entre o seu negócio, como uma loja virtual, e um sistema de pagamentos online, como um intermediador.
Agora que você já sabe mais sobre uma das formas de realizar transações online, que tal ter ainda mais opções para o seu negócio?
Para isso, você pode contar com o ecossistema da Efí que, além de oferecer diversas opções de pagamentos para os seus clientes, também te ajuda a fazer a gestão financeira com segurança, tecnologia e escalabilidade.
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