Plataformas de Pagamento

Os melhores gateways de pagamento em 2024

Criado em 4 de jul. de 2024

(Atualizado em 4 de jul. de 2024)

Conhecer o melhor gateway de pagamento do mercado é algo bastante importante para maximizar as vendas e reduzir os custos operacionais de um negócio. Uma vez que você opta por contar com esse sistema, precisa observar uma série de critérios que envolvem segurança, praticidade e custo-benefício. 

Pensando nisso e em te ajudar a definir um gateway para a sua empresa, preparamos um artigo com as melhores alternativas para você em 2024. Veja!

O que são gateways de pagamentos?

Os gateways de pagamentos são um serviço que ajuda as empresas a iniciarem e a aceitarem pagamentos dentro de sites e aplicativos. Ele permite que os clientes façam transações online de forma segura, processando e autorizando pagamentos feitos com cartões de crédito, Pix e outros meios de pagamento

Em linhas gerais, podemos dizer que os gateways de pagamento são como pontes que transmitem as informações de pagamento de forma segura entre o comprador, o vendedor e as instituições financeiras.

Critérios para avaliar um gateway de pagamento

Há um momento crucial para o gestor de um negócio em que ele precisa escolher um gateway de pagamento, mas não sabe quais pontos observar. 

Veja quais são os tópicos críticos na escolha de um gateway!

Segurança e conformidade

O gateway de pagamento precisa ser um sistema seguro para proteger as informações financeiras dos clientes. Portanto, é necessário que a instituição que o ofereça seja autorizada e regulada pelo Banco Central do Brasil.  

Além disso, o sistema escolhido conte com dispositivos de segurança, como criptografia de dados e certificados SSL e PCI Compliance (também conhecido como PCI DSS, a mais reconhecida certificação de segurança internacional no mercado de pagamentos). 

Facilidade de integração

Quando você for optar por um serviço de gateway de pagamentos, é importante checar se ele é compatível com a plataforma de vendas que você usa. Alguns serviços não têm integração nativa, o que pode trazer alguns percalços desnecessários. 

Busque sempre pela simplicidade de integração com sistemas que você já usa. A API da Efí, por exemplo, tem documentação aberta e está pronta para ser incorporada nas principais linguagens de programação, além de possibilitar o uso de módulos e plugins nas principais plataformas de e-commerce, como WooCommerce e PrestaShop.

E é claro que, nesse processo, o nosso time técnico te acompanha durante toda integração no seu negócio. 

Suporte ao cliente

É fundamental que haja, também, um bom suporte ao cliente. Isso porque, como todo sistema digital, imprevistos podem ocorrer. Então, para resolver qualquer tipo de intercorrência durante o fechamento da compra e do pagamento, é importante oferecer alternativas de suporte — e que sejam fáceis de serem usadas. 

Inovações nos gateways de pagamento em 2024

Como o digital está em constante evolução, há muitas tecnologias emergentes e tendências de pagamento sobre as quais devemos nos atentar na hora de escolher um gateway de pagamento. 

Veja, a seguir, algumas delas!

Tecnologias emergentes

  • Inteligência Artificial: garante maior segurança, a partir da detecção de padrões incomuns nas transações financeiras;
  • Blockchain: gera maior segurança de dados com criptografia avançada. 

Tendências de pagamento

  • Biometria: garante a segurança da identidade do comprador, analisando reconhecimento facial e impressão digital;
  • DREX: a primeira moeda digital brasileira. Será uma versão digital do real e está sendo testada pelo Banco Central;
  • Links de pagamento: permite vendas à vista ou a prazo no cartão de crédito, para aceitar pagamentos de onde você estiver, sem precisar da maquininha;
  • Contactless: é o pagamento por aproximação. Pode ser usado em cartões físicos ou pelas carteiras digitais de smartphones, ou smartwatches;
  • Pix automático: é evolução do débito automático. O Pix automático vai fazer pagamentos recorrentes na data e frequência programadas. Será lançado pelo Banco Central em outubro de 2024;
  • QR Code: armazena informações de determinada transação em um código bidimensional, que vem sendo usado amplamente no Brasil, especialmente para transações financeiras, desde 2020. 

Comparativo dos melhores gateways de pagamento de 2024

Para te ajudar na escolha do gateway de pagamento para o seu negócio, separamos um comparativo entre os melhores sistemas de 2024. Veja!

Análise de custos

  • Mercado Pago: é o gateway de pagamento do Mercado Livre. Está presente em oito países da América Latina e as taxas variam entre 4,98% para o cartão de crédito e 0,99% para o Pix, além de oferecer gratuidade para o Open Finance;
  • Pagseguro: é o gateway de pagamento do UOL. Atende comércios físicos e online, tanto com a maquininha do cartão quanto com o aplicativo. As taxas variam de 5,59% para cartão de crédito até 1,89% para Pix;
  • Paypal: bastante tradicional no mercado, tem foco em transações internacionais. A tarifa cobrada por transação nacional é de 4,99% + taxa à vista ou parcelada. Já a transação internacional custa 7,4% + tarifa fixa conforme o país. 
  • Efí Pay: esse é um modelo de gateway da Efí Bank. Ele oferece alguns recursos gratuitos, como o link de pagamento, sistema antifraude, entre outros, e a sua tarifa é de 3,49% para pagamentos no cartão de crédito e 1,19% para pagamentos via Pix, oferecendo uma das menores taxas para cartão;

Desempenho e confiabilidade

  • Mercado Pago: possui boa reputação no site Reclame Aqui, tendo sido avaliado pelos consumidores com um bom atendimento. A nota deles no ranking é 7,5. 
  • Pagseguro: está classificado com reputação máxima no site Reclame Aqui, tendo sido avaliado pelos consumidores com nota 8,5. Seu posicionamento é líder em pagamentos há mais de 15 anos, sendo um banco completo e grátis;
  • Paypal: sua reputação no site Reclame Aqui está categorizada, segundo os clientes, com um “Ótimo atendimento”. Sua nota no ranking é 8,4, se posicionando como uma ferramenta que democratiza os serviços financeiros;
  • Efí Pay: a Efí Bank, no geral, possui Selo RA1000, sendo o nível mais alto de reconhecimento no site do Reclame Aqui. Sua nota média é 8,9, o que mostra que é uma empresa comprometida em resolver qualquer tipo de situação que seus clientes venham ter.

Escolhendo o gateway de pagamento certo para o seu negócio

Como você viu, ao buscar um gateway de pagamento você deve sempre observar:

  • taxas e tarifas mais acessíveis;
  • critérios de segurança;
  • estabilidade;
  • praticidade;
  • suporte ao cliente.

A Efí Pay, solução para gestão de cobranças da Efí Bank, especialista em automatizar e simplificar recebimentos, oferece isso e muito mais! Com ela, você emite as suas cobranças gratuitamente, recebe por boleto e cartão de crédito, além de gerenciar tudo em um painel completo de pagamentos. 

A Efí oferece um gateway de pagamento com APIs robustas e com 99,9% de disponibilidade, capazes de processar, com sucesso, +6 bilhões de requisições diárias aos endpoints.

Além disso, o maior ganho é que você só paga tarifas se o seu cliente pagar você. Todas as opções de pagamento estão integradas nas contas Efí Pro e Efí Empresas. Nossa solução foi pensada para encantar o seu cliente com a fluidez e a praticidade do processo. 

Para trazer essa solução para o seu negócio, conheça o Efí Pay!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.