Plataformas de Pagamento

Formas de pagamento: quais são as principais e como escolher a melhor para o meu negócio 

Criado em 2 de out. de 2024

(Atualizado em 27 de nov. de 2024)

Com a melhora das tecnologias bancárias, as principais formas de pagamento utilizadas hoje em dia são os cartões de crédito e débito, Pix, pagamentos recorrentes, boletos, links de pagamento e checkout transparente

Essas opções têm ganhado cada vez mais espaço no mercado em relação a outras, como o o cheque, pelo que mostra um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), e o dinheiro em espécie.

Desse modo, é importante acompanhar essas mudanças para garantir que o seu negócio ofereça as formas de pagamento mais usadas pelos clientes. Confira todos os detalhes e veja os 16 métodos de pagamento utilizados hoje!

1. Pix

Lançado em 2020, o Pix é uma modalidade que permite o pagamento instantâneo de qualquer valor. Segundo dados da Febraban, essa é a principal forma de pagamento usada no Brasil desde 2022.

Como a confirmação do pagamento é imediata, ele é uma ótima opção para todos os tipos de empresa, sejam físicas ou e-commerces. 

Ainda existe a opção do Pix Recorrente, uma maneira de pagar contas recorrentes de mesmo valor com Pix, assim como já é possível com cartão de crédito e débito, por exemplo. Além da praticidade, essa é uma boa forma de o seu negócio manter os recebíveis em dia.

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VEJA TAMBÉM: como funciona o Pix Cobrança com data de vencimento?

2. Cartão de crédito e débito

O cartão também é uma modalidade de pagamento muito usada pelos consumidores. No caso do cartão de débito o pagamento é feito à vista, ou seja, o valor é transferido da conta do cliente para a conta do lojista.

Já no caso do cartão de crédito, o cliente pode escolher pelo pagamento à vista, parcelado ou recorrente. Para o empresário, essa é uma ótima forma de pagamento, tanto para lojas físicas quanto para negócios digitais.

3. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é uma opção de pagamento em que a cobrança é feita periodicamente, sem comprometer o limite do cartão de crédito. Ou seja, você cria a assinatura e o valor é lançado na fatura do cliente todo mês.

Além disso, também é possível configurar cobranças recorrentes usando o Boleto com QR Code Pix do Efí Bank. Dessa forma, você configura uma única vez e o Efí Bank envia os boletos, automaticamente, por e-mail na frequência escolhida.

4. Pagamentos por aproximação

O pagamento por aproximação permite ao consumidor fazer compras apenas encostando o cartão na maquininha, seja no crédito ou no débito. Essa tecnologia, presente nos chips dos cartões e nos equipamentos, se chama NFC (Near Field Communication), e torna o processo de pagamento mais rápido e prático, eliminando a necessidade de inserir o cartão ou digitar a senha em transações de menor valor. 

Além da praticidade, é uma forma de pagamento segura, pois o cartão nunca sai das mãos do cliente.

5. Pagamentos pelo celular

Os pagamentos pelo celular vêm revolucionando a forma como lidamos com o dinheiro. Entre as principais formas de pagamento disponíveis, estão o NFC e o QR Code.

Como abordado no tópico anterior, o NFC permite que você faça pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina compatível, sem a necessidade de contato físico ou inserção de senha. 

Essa tecnologia elimina a necessidade de usar dinheiro ou cartões físicos. Além disso, são seguras, pois usam criptografia avançada para proteger as suas transações. Algumas mais populares são Apple Pay e Google Pay.

Já o QR Code funciona escaneando um código com a câmera do celular, direcionando o pagamento de forma rápida e segura.

6. Dinheiro em espécie

O dinheiro em espécie é um método de pagamento que vem perdendo espaço para os meios digitais no Brasil, principalmente com a chegada do Pix.

7. Boleto bancário

Embora algumas pessoas considerem o boleto bancário obsoleto, especialmente depois do lançamento do Pix, essa forma de pagamento é uma boa opção para quem não se sente seguro em informar dados sensíveis, como os números do cartão para pagamentos online.

Ele também é uma opção democrática e conveniente, pois não é preciso ter conta em banco para fazer o pagamento, sendo possível pagar em dinheiro nas lotéricas, por exemplo.

Além disso, os boletos de algumas instituições, como o do Efí Bank, podem ter um QR Code Pix incluído. Ele permite a configuração de juros, multa e descontos, como no código de barras, e o saldo cai na hora.

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— Disponível para boletos avulsos, parcelados ou recorrentes

8. Transferências bancárias

Muito usada antes do lançamento do Pix, a transferência bancária é um método de pagamento que necessita dos dados da conta e da agência de quem vai receber o valor pago.

Com o fim do DOC (Documento de Crédito), em janeiro de 2024, as transferências bancárias só podem ser feitas por meio do TED (Transferência Eletrônica).

9. Carnês

Apesar de não ser tão popular quanto as outras formas de pagamento que citamos aqui, o carnê funciona como um conjunto de vários boletos emitidos de uma única vez para o pagamento de vendas de alto valor que podem ser parceladas.

Ele costuma ser popular entre os clientes que não têm um cartão de crédito ou têm um limite baixo. É muito usado em serviços de assinatura, como internet, rastreamento veicular, serviços de segurança e em mensalidades em geral.

10. Crediário 

É bem provável que você já tenha se deparado com essa opção de pagamento em lojas de roupas, móveis e até de eletrodomésticos.

O crediário é uma forma de financiamento oferecida pelas próprias lojas, podendo parcelar suas compras em várias vezes, geralmente com condições especiais. Para o consumidor, ele garante um parcelamento sem a necessidade de cartão de crédito. 

Além disso, é uma opção acessível para quem não tem limite no cartão ou prefere evitar a fatura no fim do mês.

Para o lojista, o crediário ajuda a atrair e fidelizar clientes, oferecendo uma solução de pagamento que “cabe no bolso”, o que acaba incentivando novas compras. 

O melhor de tudo é que essa modalidade pode ser “uma mão na roda” para aumentar as vendas, principalmente em períodos como o Natal ou datas comemorativas, já que o consumo cresce. 

Além das formas de pagamento que comentamos acima (cartão de crédito e débito, pagamentos por aproximação, Pix e boleto bancário), existem outros canais de pagamento populares. Veja quais são!

11. WhatsApp Pay 

O WhatsApp Pay simplifica as transações financeiras, integrando os meios de pagamento ao cotidiano de uma maneira fluida e eficiente.

Ele funciona integrado diretamente ao aplicativo de mensagens. Com ele, os usuários podem enviar e receber dinheiro de forma rápida e segura, sem sair do bate-papo. Para usar, basta cadastrar um cartão de débito e fazer transações diretamente pelo aplicativo.

É uma oportunidade de facilitar pagamentos e estreitar a relação com os seus clientes, eliminando a necessidade de intermediários. Isso significa menos atrito nas vendas, mais agilidade nas transações e maior satisfação dos consumidores.

12. Links de pagamento

Como o próprio nome já diz, o link de pagamento permite o envio de um link seguro para o cliente fazer o pagamento de um produto ou serviço. Ele pode ser enviado de diferentes formas, por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais.

Além da facilidade no envio, essa forma pode oferecer ao cliente a possibilidade de pagar por meio de boleto, cartão de crédito ou Pix, sem estar presente na loja em que está comprando o produto.

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— Venda à vista no boleto ou em até 12x no cartão de crédito

13. Checkout transparente

O checkout transparente é uma alternativa que facilita a jornada de compra do cliente, já que todo o processo de finalização do pedido, incluindo a forma e os dados de pagamento, ocorre dentro do site, sem redirecionamentos.

14. Carteiras digitais

As carteiras digitais funcionam como aplicativos que armazenam informações de pagamento, como cartões de crédito, débito e até saldo em conta. 

Com essas carteiras, é possível fazer compras online, pagar contas ou fazer transações em lojas físicas, diretamente pelo seu smartphone, sem precisar levar cartões ou dinheiro.

Essas carteiras usam tecnologias, como códigos QR e transferência direta, para tornar as transações rápidas e seguras. 

15. QR Code

O QR Code se tornou muito popular em pagamentos online e físicos nos últimos anos. Aqui, o cliente escaneia o código com a câmera do celular para finalizar a compra ou pagamento.

16. Débito automático

O débito automático é uma boa opção para pagar contas recorrentes e manter a organização. Basta programar o pagamento apenas uma vez para que as contas sejam debitadas periodicamente na conta desejada.

Motivos para ampliar os meios de pagamento de um negócio

Ampliar os meios de pagamento do seu negócio traz muitos benefícios. Porém, vale destacar que contar com uma instituição de pagamento ou banco digital especialista em recebimentos para diversificar as formas de pagamento e vender mais é fundamental. 

Entenda por que é importante oferecer diversas formas de pagamento!

1. Mais clientes, mais vendas e mais rentabilidade

Oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes, como boletos, carnês, assinaturas e o Pix — meio de pagamento instantâneo, é essencial para garantir a competitividade.

Com cada vez mais meios de pagamentos incorporados a um negócio, maiores são as possibilidades de atrair clientes e fechar vendas. Por consequência, a flexibilização de pagamentos traz maior rentabilidade a sua empresa.

2. Diferenciação no mercado

Atualmente, engana-se quem pensa que oferecer o melhor produto ou serviço é o suficiente para se diferenciar no mercado. É preciso mais do que isso!

Nesse sentido, ter um bom atendimento, relacionamento com o cliente e oferecer diferentes e diversificados meios de pagamentos são exemplos de fatores determinantes no processo de decisão de compra.

3. Redução da inadimplência

A flexibilização de pagamentos pode proporcionar, também, a redução da inadimplência, uma vez que algumas soluções, como as que permitem parcelamentos, são importantes estratégias para trazer mais conforto na hora de pagar.

Além disso, quando uma empresa tem o suporte de uma instituição de pagamentos, os processos de análise de crédito e conferência dos dados são automáticos. Assim, a viabilidade da compra é analisada instantaneamente, evitando problemas, como atraso ou falta de pagamento. 

Outra vantagem é que a instituição de pagamentos pode fornecer notificações via e-mail ou WhatsApp, diminuindo o risco de esquecimento por parte do consumidor.

4. Aumento da escalabilidade da empresa

Em resumo, escalar um negócio é manejar recursos sem prejudicar a qualidade de produtos ou serviços prestados. Tudo isso expandindo a rentabilidade sem aumentar os gastos a longo prazo.

Nesse sentido, uma instituição de pagamentos pode ser uma grande aliada. Ela oferece a possibilidade de aumentar a escalabilidade de um negócio, à medida que promove a credibilidade. Afinal, o produto ou o serviço prestado por empresas precisa ser eficiente e de qualidade. 

5. Segurança nas transações

Instituições de pagamentos possuem tecnologias antifraude e investem constantemente em segurança de dados. Desse modo, o empreendedor garante tranquilidade para os seus clientes na hora de comprar, além de evitar uma série de problemas na hora de vender.

Tecnologias como criptografia de dados, firewalls, certificados digitais e sistemas antivírus são soluções que garantem maior segurança às transações.

Abra sua conta e aceite os principais meios de pagamento do mercado 🔥

— Emissão gratuita e tarifa apenas quando seu cliente pagar você

Qual forma de pagamento é ideal para o meu negócio? 

Para saber qual é a forma de pagamento ideal para a sua empresa, você precisa considerar alguns fatores, como:

  • perfil do cliente;
  • taxas envolvidas na forma de pagamento;
  • tipo de negócio;
  • volume e frequência das transações;
  • integração e facilidade de uso.

Assim, você conseguirá traçar com mais exatidão as formas de pagamento que atenderá seu público.

Como informar as formas de pagamento aos clientes?

Garantir que os seus clientes saibam exatamente como podem pagar pelo seu produto ou serviço é a melhor forma de garantir uma experiência de compra positiva. 

Aqui vão algumas dicas para comunicar as suas formas de pagamento de forma clara e eficaz:

1. na finalização: quando o cliente está prestes a finalizar a compra, as opções de pagamento devem estar bem destacadas na tela de checkout;

2. sinalização na loja física: use cartazes ao lado do caixa ou adesivos na entrada do estabelecimento com todas as opções de pagamento;

3. informe nos canais de comunicação: atualize os meios de pagamento em seu site, aplicativo e em suas redes sociais. Assim, os seus clientes saberão exatamente como podem pagar, evitando surpresas;

Seu negócio pode aceitar as principais formas de pagamento do mercado de um jeito prático, fácil, eficiente e com tarifas justas. 

O Efí Bank pode simplificar esse processo para você! Com nosso ecossistema de soluções, os negócios podem emitir e gerenciar cobranças manualmente pelo app e plataforma web, enquanto as APIs são perfeitas para integrar e automatizar as cobranças de e-commerces e médias e grandes empresas.

Com o Efí Bank, você aceita diversas formas de pagamento e ainda conta com as melhores tarifas do mercado. Deixe com a gente a tarefa de descomplicar as finanças do seu negócio com facilidade e segurança!

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