O boleto bancário é, no Brasil, uma das formas de pagamento mais utilizadas. Difícil é encontrar quem nunca tenha pago um boleto na vida, não é? Calcula-se que cerca de 50 milhões desses títulos sejam liquidados mensalmente na rede bancária brasileira.
A modalidade conquista cada vez mais pessoas, que veem o boleto como uma facilidade para pagar suas cobranças. Mas você saberia dizer o que é exatamente um boleto bancário e como funciona? Confira abaixo sua definição e suas características!
Basicamente, o boleto é um título de cobrança. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento indicada.
Alguns boletos, porém, trazem orientações para que o portador do título possa quitá-lo mesmo após a data preestabelecida como prazo, indicando acréscimos como juros e multas.
As cobranças variam bastante de acordo com cada documento e com a empresa credora.
Antigamente, os boletos só podiam ser liquidados em agências bancárias e lotéricas. No entanto, hoje em dia, com o grande avanço da tecnologia e o aumento dos convênios, esse pagamento pode ser efetuado em postos dos Correios, caixas eletrônicos e até mesmo por meio da internet — basta utilizar aplicativos como internet banking ou que possuem essa função para smartphones e tablets.
+ Como pagar boleto online? 3 maneiras de pagar pelo celular ou computador
Para entender o boleto bancário e como ele funciona, é importante saber interpretar o documento.
Há, no título, elementos fundamentais para que o pagante não se confunda e consiga identificar facilmente os dados necessários para fazer a compensação certa do valor que tem como débito.
Em primeiro lugar, há a indicação do banco que receberá o pagamento, do cedente (quem emite a cobrança) e do sacado (o titular da cobrança), aquele que deve efetuar o pagamento.
Além disso, claro, é indicado o valor a ser quitado. Encontra-se ali, também, a data limite para o pagamento do serviço. Há ainda indicações para uma eventual quitação depois do vencimento.
Aprenda como calcular juros e multas de um boleto
E a maior parte desses documentos vem um código de barras, que possibilita a captação automática de todos esses dados por meio de leitores óticos dos estabelecimentos credenciados para o recebimento do pagamento e dos apps bancários.
O boleto da Efí tem um diferencial — a presença do QR Code Pix no documento. O Bolix, junção de boleto com o Pix, dá ao seu cliente a liberdade de escolher como te pagar: pelo Pix ou código de barras convencional. Assista ao vídeo abaixo e conheça as vantagens do Boleto com Pix (Bolix) da Efí.
✨ A Conta Digital Efí ganhou uma nova interface. Confira!
Agora, vamos entender como funciona o boleto bancário na prática. Bom, o cedente emite o boleto e o envia para o sacado, no endereço apontado em seu cadastro, em período hábil para que se execute o pagamento.
O prazo ocorre, normalmente, até cinco dias úteis antes da data do vencimento. A emissão pode ser feita pela própria pessoa física ou jurídica credora na relação, por meio de plataformas especializadas, como a Efí, ou da terceirização das operações para uma instituição bancária.
Quando a instituição recebe o pagamento, ela credita o dinheiro na conta da empresa ou pessoa física — cedente —, dentro do período de compensação estabelecido em contrato, debitando a taxa ou percentual que lhe é devido pelo serviço.
Uma Conta Digital focada em negócios, como a Efí, disponibiliza uma plataforma para facilitar a emissão de boletos e outras cobranças em negócios de portes diversos. Independente do tamanho ou segmento que o negócio se enquadra.
Antes era necessário ir ao banco, ter uma conta jurídica e pagar tarifas altas para realizar a emissão de boletos. Porém, com um ecossistema de pagamentos, o processo é simplificado, a ponto de se tornarem autônomos aos bancos.
Além disso, a plataforma ainda permite automatizar a emissão e envio de boletos e carnês registrados, conectando a API Cobranças à sua plataforma ou sistema.
Emite muitos boletos? A API Cobranças é para você!
Além disso, os recebimentos das vendas caem direto na sua Conta Digital Efí. Assim, é possível pagar contas e faturas, realizar recargas de celular, resgatar com o Cartão Pré-pago ou usar o saldo para fazer compras com o Cartão de Débito, por exemplo.
A inadimplência é um dos fatores que mais assombram os donos de negócios, ainda mais para aqueles que não possuem um fluxo de caixa consolidado. Com uma Conta Digital para empreendedores é possível enviar lembretes automáticos para o consumidor, alertando-o sobre o dia de vencimento da fatura. E, assim que houver a confirmação de pagamento da cobrança, o dono do estabelecimento é notificado.
Emitir boleto bancário para o seu negócio não precisa ser burocrático. Sim, você leu certo! Na Conta Digital Efí, é possível realizar a emissão de boletos e só pagar quando o cliente pagar você. Com uma plataforma de pagamentos, pessoas físicas, MEIs e pessoas jurídicas podem emitir cobranças sem complicação.
Para começar a emissão de boletos é preciso abrir uma conta, por meio do aplicativo disponível para iOS e Android.
Após a abertura, já é possível começar a gerar suas cobranças. Além do boleto, a plataforma ainda permite emitir cobranças por meio de Pix, cartão, carnê, assinatura e link de pagamento.
Ah, importante lembrar que o gestor também pode emitir relatórios, integrar a plataforma ao seu site e ter mais segurança e credibilidade nas transações. A ferramenta ainda possibilita inserir usuários autorizados para auxiliar na gestão. E aí, pronto para começar? ?
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.