Boletos e Carnês

O que é boleto bancário: guia completo sobre funcionamento e emissão

Criado em 20 de mai. de 2025

(Atualizado em 20 de mai. de 2025)

Boleto bancário é um meio de pagamento regulamentado pelo Banco Central, que permite a cobrança de valores por serviço ou produto de forma simples e acessível.

No Brasil, são mais de 3 bilhões de boletos emitidos por ano, o que mostra a relevância dessa solução no funcionamento dos negócios. Seja para vender, cobrar ou organizar as finanças, o boleto é uma opção eficiente e democrática.

Como banco digital, o Efí Bank é especialista em automatizar e simplificar recebimentos, e preparou um guia completo para você entender como o boleto funciona, quais são as vantagens, como emitir, além de um comparativo com o Pix e muito mais. Vamos conferir?

Como funciona um boleto bancário?

A empresa emite o documento com os dados da cobrança e envia para o cliente. Este paga o boleto em bancos, lotéricas, aplicativos ou internet banking, até a data de vencimento.

Após o pagamento por boleto, o banco processa a transação e faz a compensação de boleto, ou seja, o valor pago é repassado à conta da empresa emissora. Esse repasse costuma acontecer em até 1 dia útil, mas pode variar conforme a instituição.

Se o boleto for pago após o vencimento, ele ainda pode ser quitado com os acréscimos de multa e juros. No caso dos boletos registrados, inclusive, essa atualização de valores é feita automaticamente pelo banco emissor.

Quero emitir boletos com o Efí Bank

Estrutura de um boleto bancário

Cada parte da estrutura de um boleto bancário tem uma função específica para garantir a segurança e a eficiência das transações. Veja, abaixo, os principais campos do boleto.

  • Cedente: é quem está cobrando o valor. Normalmente, a empresa ou prestador de serviço;
  • Sacado: é quem deve pagar o boleto, ou seja, o cliente;
  • Valor: mostra quanto precisa ser pago. Em boletos registrados, esse valor pode ser atualizado com multas e juros, caso o pagamento ocorra após o prazo;
  • Data de vencimento: o vencimento de boleto informa até quando o pagamento pode ser feito sem encargos adicionais;
  • Linha digitável: sequência de números que pode ser digitada manualmente para efetuar o pagamento. Ela carrega todas as informações de cobrança;
  • Código de barras: versão gráfica da linha digitável, usada para facilitar a leitura por leitores automáticos;
  • Instruções de pagamento: orientações do cedente, como multas por atraso ou descontos por antecipação;
  • Número: código de controle da cobrança, que identifica o boleto dentro do sistema do banco emissor.

A linha digitável e o código de barras são fundamentais para a automatização do processo de pagamento, já que permitem que o sistema bancário identifique rapidamente a cobrança, reduzindo erros e acelerando a compensação do boleto.

Vantagens de usar boleto como meio de pagamento

O boleto bancário é uma opção de pagamento acessível, que permite vender mesmo para quem não tem cartão de crédito, por exemplo. Ele amplia o alcance do negócio, facilita compras à vista e é aceito em diversos canais de pagamento.

Além disso, ele é mais econômico do que maquininhas ou gateways de pagamento. Suas tarifas são mais baixas e a integração com ERPs e plataformas torna a cobrança automatizada, ideal para quem quer agilidade e praticidade.

Outro ponto importante é a segurança. O boleto não expõe dados bancários ou de cartões e ainda permite configurar juros e multas em caso de atraso, o que ajuda a reduzir a inadimplência.

Diferença entre boleto registrado e sem registro

O boleto registrado exige que a empresa informe ao banco dados como CPF/CNPJ do pagador, valor e vencimento, trazendo mais segurança e credibilidade à cobrança.

Desde 2018, por exigência da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), todos os boletos precisam ser registrados.

Já o boleto sem registro não exigia essas informações, mas também não permitia ações como protesto ou aplicação automática de juros e multa, por isso, caiu em desuso.

Confira uma comparação prática abaixo.

CaracterísticaBoleto registradoBoleto sem registro
Envio de dados ao bancoObrigatórioNão exigido
Multa e juros automáticosSimNão
RastreabilidadeAltaBaixa
SegurançaMaiorMenor
Situação de usoPadrão atual obrigatórioEm desuso
Possibilidade de protestoSimNão
CancelamentoNotificado ao bancoBastava deixar de pagar
CustoPode ter taxa por emissãoGeralmente sem tarifas

A obrigatoriedade do boleto registrado é considerada um avanço que ajuda empresas a controlarem melhor suas cobranças e reduzirem prejuízos com atrasos ou fraudes.

Como emitir boletos para seus clientes?

É possível emitir boleto de diferentes formas: pelos bancos tradicionais, por sistema de gestão (ERPs) ou por bancos digitais como o Efí Bank, que oferece automação, controle e integração com tecnologia e inovação.

Empresas menores podem optar pela emissão manual do boleto digital, acessando sistemas e gerando cobranças individualmente. Já negócios de grande porte podem contar com soluções como API boleto, que permite integrar a emissão aos seus sistemas.

Se você prefere optar pelas plataformas digitais, separamos para você um passo a passo de como emitir boleto.

  1. Escolha uma plataforma de emissão: opte por uma plataforma digital confiável, como carteiras digitais, bancos ou sistemas de gestão. Verifique se há taxas de emissão;
  2. Cadastre sua conta: informe os dados da empresa e configure a conta para receber os valores pagos;
  3. Configure o boleto: preencha valor, vencimento, dados do cliente e, se for preciso, configure multa, juros ou desconto;
  4. Gere o boleto digital: finalize o processo e gere o boleto digital com linha digitável e QR Code Pix, se a instituição oferecer essa opção;
  5. Envie ao cliente: compartilhe o boleto via e-mail, link (para o caso de boleto online), WhatsApp ou da forma mais prática para o seu cliente;
  6. Acompanhe os pagamentos: monitore pela plataforma quais boletos foram pagos (compensados) e quais estão em aberto.

Mas lembre-se: independentemente dos processos, que podem ser comuns, escolher a plataforma certa é o que otimizará suas cobranças, garantindo mais automação, mais controle e menos trabalhos manuais.

Existem taxas de emissão do boleto?

Sim, as taxas de emissão podem variar conforme a instituição que oferece o serviço. Bancos tradicionais, por exemplo, costumam cobrar tarifas por emissão que custam entre R$ 1 e R$ 10.

Aqui, no Efí Bank, você não paga para fazer a emissão do boleto bancário. Apenas cobramos a taxa de compensação, descontada diretamente no valor recebido após a confirmação do pagamento. Para mais detalhes, consulte a nossa página de tarifas aqui.

Boleto vs Pix: qual é a melhor opção para seu negócio?

Ainda que o Pix tenha revolucionado os pagamentos no Brasil com agilidade e disponibilidade, o boleto segue relevante, especialmente em vendas a prazo, cobranças programadas e para quem não usa conta bancária com frequência.

Enquanto o Pix é ideal para pagamentos instantâneos e à vista, o boleto oferece mais controle na cobrança, com vencimento definido, envio programado e possibilidade de juros e multa em caso de atraso. Isso ajuda empresas a organizarem seu fluxo de caixa.

O melhor é que você não precisa escolher entre um ou outro, podendo optar pelo boleto com Pix. Soluções como o Bolix do Efí Bank é uma solução híbrida: um boleto com QR Code Pix integrado que permite pagamento instantâneo.

Ou seja, é muito mais flexibilidade para o cliente e mais eficiência para as cobranças do seu negócio.

Quer começar a emitir boletos agora mesmo? Experimente o Efí Bank!

Otimize suas cobranças com a solução de boletos do Efí Bank

Agora é hora de dar o próximo passo: automatizar e modernizar suas cobranças e gerar boleto com a Conta Digital Efí Bank, aproveitando muitos benefícios como:

  • boletos registrados prontos para cobrar com segurança e menos risco de inadimplência;
  • painel completo para acompanhar seus recebimentos, a receber e inadimplentes e tomar decisões com base em dados reais;
  • conexão direta com seu sistema por meio da nossa API Cobranças, ideal para quem vende em site, ERP, e-commerce ou plataforma própria;
  • recebimento ágil, de forma imediata ou em até 1 dia útil e tarifas apenas quando o boleto for compensado;
  • e se quiser antecipar valores para manter o caixa saudável, pode contar com a antecipação de boletos.

Cobrar bem faz parte de crescer com eficiência e você pode fazer isso com o Efí Bank, que garante o equilíbrio ideal entre autonomia e suporte que só quem entende o seu negócio pode oferecer.

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