Gestão e Marketing

A importância da gestão financeira em PMEs

Criado em 3 de nov. de 2014

(Atualizado em 15 de mai. de 2024)

Na gestão financeira de PMEs, uma lição é bastante recorrente: aprende-se rápido sobre a importância do fluxo de caixa. Assim, vê-se, desde o princípio, que esse instrumento tem valor vital na gestão financeira de pequenas e médias empresas.

Quando a questão é financeira, os empreendedores costumam falhar em muitos quesitos considerados básicos para o sucesso do negócio. Ainda mais quando a empresa é de origem familiar. Acostumada a controles pouco rigorosos, a organização pode tropeçar em 3 aspectos fundamentais. São eles que orientam as finanças: a organização, a atenção a pontos vitais e a avaliação da performance organizacional.

Vamos avaliar um pouco mais a fundo cada um desses aspectos da gestão financeira de PMEs? Então confira agora mesmo nosso post:

A organização

A organização de transações financeiras básicas evita que as PMEs não se perca em um caos de números e documentos. O responsável pela área deve ser capaz de encontrar qualquer informação de que venha a necessitar sem maiores dificuldades. Isso serve também para qualquer pessoa que precisar ter acesso aos dados de imediato.

Recomenda-se ter uma ferramenta fácil e simples para esse controle. Ela precisa permitir responder a questões sobre o que as PMEs pagaram e receberam, que recebimentos e pagamentos elas têm para o próximo período e a localização dos comprovantes de pagamentos efetuados. Assim, além de se ter as informações sempre à mão, evita-se perder prazos de cumprimento de obrigações financeiras, tributárias e fiscais.

Os pontos vitais para uma boa gestão financeira de PMEs

Os pontos vitais das PMEs precisam ser acompanhados diariamente. E o fluxo de caixa é um deles. É fundamental que se acompanhe rotineiramente o saldo do caixa, os pagamentos e recebimentos, o detalhamento de vendas e os valores despendidos com juros e empréstimos para que se possa compará-los diretamente com as transações bancárias.

Em uma situação ideal, os setores financeiro, fiscal e contábil trabalhariam cada um com a sua demanda, não é mesmo? Mas em PMEs, muitas vezes, um setor acaba acumulando esses papéis, o que faz com que os empreendedores não acompanhem de perto essas atividades.

Vale ressaltar que é importante conversar frequentemente com seu contador, tirando dúvidas e esclarecendo questões sobre qualquer transação. O pagamento via boleto bancário, que é uma forma de pagamento segura e muito utilizada, merece acompanhamento específico no fluxo. Se esse tipo de recebimento representa grande parte das transações da empresa, é interessante avaliar a viabilidade de contratar uma plataforma única para esse controle, o que poderá facilitar desde a emissão dos boletos até a verificação dos respectivos pagamentos.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

O desempenho

Avaliar o desempenho da empresa significa usar suas informações financeiras para fazê-la ir além. Quando se tem consciência da real situação por meio de demonstrativos, relatórios e demais instrumentos, é possível traçar um planejamento visando manter a constância da organização.

Vale ressaltar a importância de não deixar dinheiro desnecessariamente imobilizado em estoque, o valor de se comprar somente a quantidade necessária de matéria-prima e a finalidade de se controlar índices de rentabilidade, liquidez e quantidade de ativos imobilizados. Essas informações, geridas de forma constante e racional, podem sinalizar o futuro da sua empresa, seja orientando uma decisão mais ousada ou sinalizando a necessidade de recuo e atenção.

E a gestão financeira da sua PME, como anda? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas impressões e ideias conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Saiba como acompanhar a saúde financeira do seu negócio!

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