Boletos e carnês

Boleto bancário: veja as razões pelas quais ele ainda é adotado!

Criado em 25 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Prático e barato

A infraestrutura para realizar um pagamento com boleto bancário é muito simples de ser instalada na rotina de uma empresa. E exatamente por isso é econômica, tanto para os empreendedores quanto para seus clientes. As vantagens para quem opta por utilizar o boleto é a possibilidade de efetuar rapidamente o pagamento em qualquer instituição bancária ou local conveniado. E isso acontece sem receber nenhum repasse de gastos extras embutidos.

Confiança e segurança

Muitos consumidores escolhem o boleto bancário para pagar por suas compras, sobretudo aquelas feitas na internet. Esses clientes julgam ser mais seguro ter em mãos um papel impresso, com o valor da compra devidamente especificado. Essa é uma alternativa a, por exemplo, sair com mil cartões na carteira ou inserir seus dados em sites duvidosos. E faz sentido, não é mesmo?

Falta de cartões

Vale dizer, ainda, que há pessoas que, por motivos diversos optam por essa modalidade de pagamento. A preferência varia por simples preferência pelo sistema de boletos, até por não possuírem cartões de débito ou crédito próprios. E essa parcela do público não pode ser negligenciada, porque, afinal, não há motivos para se perder vendas à toa.

Descontos e repasses

Como esse tipo de pagamento é à vista, o empreendedor pode, muitas vezes, oferecer aos clientes certos descontos. À vista ele deixa de obter custos que teria com outros métodos, como as taxas de administração dos cartões de crédito, por exemplo. Ou seja, tem-se a chance de repassar esse pequeno valor como forma de redução de preço na cobrança do consumidor. Isso vale se, por exemplo, a quitação for cumprida até certa data indicada como vencimento, gerando ainda mais conveniências para quem compra. Além disso, a companhia terá muito mais garantia de que vai receber no dia especificado.

De maneira geral, as operadoras de cartão de crédito cobram em torno de 6% do valor total de cada venda e demoram até 30 dias para repassar as quantias devidas ao empreendedor. Se essa mesma porcentagem é repassada em forma de desconto ao cliente que opta pelo boleto e a compensação da quitação for feita em dia, muito mais rapidamente do que a realizada pelas operadoras de cartão, todo mundo sai ganhando!

Com tantas vantagens, os boletos bancários podem ser considerados uma excelente forma de pagamento tanto para o e-commerce, quanto para as firmas que lidam com serviços e demais estabelecimentos físicos. Se é bom para todo mundo, por que não aderir?

E você, já pensou em usar esses títulos para receber em seu negócio? Já foi apresentado a uma plataforma de emissão de boletos on-line? Confira essa facilidade e compartilhe conosco suas impressões Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.