Fazer compras online já faz parte da rotina das pessoas. Para ter dimensão, uma pesquisa realizada pela YouGov Global Profiles revelou que 55,1% dos brasileiros preferem realizar compras online. Fundamental para essas transações, o gateway de pagamento está presente em cada um desses pedidos feitos.
A tecnologia garante transações ágeis, seguras e, claro, ajuda os e-commerces no processo de crescimento.
Entenda melhor o que é gateway de pagamento, como funciona e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?
Aceite os principais meios de pagamento no seu negócio 🔥
— Abra sua conta e gere cobranças por Pix, boleto e cartão de crédito
Tudo começa quando o cliente acessa a página de checkout, escolhe a forma de pagamento e preenche os seus dados. Caso a pessoa tenha escolhido pagar com o cartão de crédito, por exemplo, a transação ocorrerá da seguinte forma:
Apesar de parecer um processo demorado, ele ocorre de maneira rápida e automática. Geralmente, o consumidor recebe a mensagem com a aprovação ou não da compra em poucos instantes.
Conheça as diferenças entre gateway de pagamento, intermediador de pagamento e provedor de serviços de pagamento.
O gateway de pagamento é uma tecnologia que permite a comunicação segura entre a loja virtual e as instituições financeiras, facilitando a transação de pagamento. Ele atua, principalmente, como um canal de transmissão de dados, garantindo a segurança e a eficiência do processo.
O gateway de pagamento se diferencia por trazer essa facilidade na integração, dando mais autonomia ao cliente e ao empresário.
Um intermediador de pagamento funciona de maneira similar a um gateway de pagamento, mas com algumas diferenças importantes. Ele oferece serviços adicionais de gestão de risco e antifraude, assumindo os riscos de operações fraudulentas e providenciando estornos quando necessário.
Com um intermediador de pagamentos, as empresas não precisam contratar diretamente operadoras de cartão de crédito e bancos. O intermediador recebe os pagamentos, aprova as vendas e repassa os valores para a loja.
O Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) oferece uma plataforma que integra diversos métodos de pagamento em uma única solução. Ele fornece suporte técnico, conformidade regulatória, relatórios detalhados, facilitando a gestão financeira do negócio, além de serviços como proteção antifraudes, aceitando diversas formas de pagamento online e com alta performance.
Escolher o gateway de pagamento certo é crucial para o sucesso do seu negócio. Veja os critérios essenciais que você deve considerar.
A segurança vem em primeiro lugar, inclusive, nesta lista. Procure gateways que utilizam criptografia avançada e medidas que contribuem para a proteção e a preservação dos dados dos clientes. Tecnologias antifraude são igualmente importantes para evitar transações fraudulentas.
Um bom suporte técnico pode fazer toda a diferença. Pesquise sobre como o seu futuro fornecedor atende os clientes, verificando se a empresa oferece suporte 24h, 7 dias por semana e se os atendentes são bem treinados para resolver problemas rapidamente. Afinal, tempo é dinheiro!
A estabilidade do sistema é fundamental para evitar interrupções nas transações. Escolha um gateway conhecido por sua confiabilidade e por qualidade de performance, minimizando problemas como quedas de sistema e falhas de processamento.
As taxas cobradas pelos gateways de pagamento variam. Compare as taxas de transação, as mensalidades e outros custos envolvidos. Entender como essas taxas impactam o seu negócio é essencial para uma escolha informada.
Certifique-se de que o gateway de pagamento é compatível com os sistemas que você já utiliza, como plataformas de e-commerce e softwares de gestão. Isso facilita a integração e a operação do dia a dia.
A usabilidade do sistema de gestão do gateway de pagamento é outro ponto a ser considerado.
Opte por soluções com interface de administração intuitiva, dashboards visuais para acompanhar transações e consultar histórico de recebimentos com facilidade. Além disso, procure por APIs com processos de integração descomplicados.
Abra sua conta e comece a emitir cobranças com o Efí Bank 🔥
— Conte com o banco digital especialista em recebimentos
Os gateways de pagamento podem oferecer diversas vantagens para as empresas que desejam ampliar as vendas. Veja quais são!
Uma grande vantagem do gateway de pagamento é que essa plataforma ajuda o negócio a reduzir os custos. Isso acontece porque, por meio desse mecanismo, é possível automatizar várias tarefas, como a emissão de boletos e cobranças. Portanto, não há a necessidade de utilizar outros softwares ou fazer a gestão de cobranças de forma manual.
Além disso, como a sua loja virtual estará ligada diretamente às instituições de pagamento, será possível negociar tarifas menores, o que também pode contribuir bastante para aumentar o caixa da sua empresa.
A implementação de um gateway de pagamentos pode ajudar o seu e-commerce a reduzir carrinhos de compra abandonados, possibilitando uma experiência de compra mais ágil e prática para o consumidor.
Outra grande vantagem do gateway de pagamento é a segurança que essa tecnologia oferece. Essas plataformas contam com sistemas antifraudes e com recursos avançados de proteção, como criptografia dos dados, a fim de evitar golpes.
Os gateways aceitam múltiplos meios de pagamento, como Pix, boleto bancário e cartão de crédito e débito. Além disso, algumas plataformas também permitem que a pessoa pague usando dois cartões diferentes ou dois meios de pagamentos distintos.
Muitos gateways também deixam que os empresários definam qual será o número máximo de parcelas que poderá ser oferecido para os consumidores. Usar esses recursos pode ser uma boa forma de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Quem deseja fazer uma boa gestão financeira precisa saber que é possível integrar os gateways de pagamento com os sistemas de gestão ERP. Essa integração pode facilitar o processo de contabilidade e o controle do fluxo de caixa.
Os gateways de pagamento também oferecem relatórios gerenciais com as principais informações sobre as transações de compra e venda feitas na loja virtual. Com esses dados, a sua empresa vai poder tomar decisões mais estratégicas para aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.
Com o gateway de pagamento, o checkout acontece de forma transparente para o consumidor. Ou seja, todo o processamento da transação acontece na mesma interface do site, sem que o cliente perceba essa interação.
Esse processo transmite mais segurança aos clientes, melhorando a experiência de compra e reduzindo o abandono de carrinho.
Apesar das diversas vantagens do gateway de pagamento, a tecnologia também enfrenta desafios, como mostramos a seguir.
Alguns serviços, como prevenção a fraudes e suporte avançado, podem necessitar de contratação adicional, aumentando os custos e a complexidade.
As taxas por transação podem impactar a rentabilidade, especialmente para negócios com margens de lucro menores. Portanto, tenha todos os custos “na ponta do lápis” e calcule todos os possíveis cenários. Esteja sempre um passo à frente para uma composição de custos saudável.
Gerenciar múltiplos fornecedores de serviços de pagamento pode ser desafiador, exigindo coordenação e atenção contínua para garantir que todos os sistemas funcionem harmoniosamente.
Uma dica é considerar um gateway de pagamento de uma empresa que forneça um pacote mais completo de serviços, incluindo gestão financeira.
Quer uma dica para escolher o melhor gateway de pagamento? O Efí Bank oferece uma solução completa e integrada para pagamentos digitais e gestão financeira, englobando de forma harmoniosa todas as informações financeiras do seu negócio.
Se interessou? Abra a sua conta digital grátis e conheça os benefícios de ser Efí Bank.
Leia também alguns artigos sobre o assunto. Veja, a seguir.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.